RESUMO DA APRESENTAÇÃO PARA A OFICINA DE TRABALHOS DO DFEP -->

 

Caixa Postal 66318

05315-970 São Paulo, SP Brasil

 

DEPARTAMENTO  DE  FÍSICA  EXPERIMENTAL

 

 

 

 

REAÇÕES NUCLEARES, APLICAÇÕES E COMPUTAÇÃO

                            Prof. Dr. Airton Deppman

Reações nucleares em  energias intermediárias e altas permitem a investigação não só da estrutura nuclear,mas também da estrutura dos nucleons e dos mesons no interior do núcleo.

 

Mostramos,em particular, que medidas da seção de choque de fotoabsorção total em diversos núcleos revelam que as ressonâncias nucleônicas são modificadas quando o nucleon se encontra ligado ao núcleo. Estas modificações se devem, pelo menos parcialmente, a efeitos nucleares, mas ainda não é claro que não existam modificações das propriedades nucleônicas induzidas pela matéria nuclear.

 

verificou-se também possíveis alterações dos mesons vetorias associados ao efeito de shadowing em reações fotonucleares acima de ~1.5GeV. De fato, para se explicar quantitativamente os resultados obtidos, pode ser necessário assumir uma massa  mesônica diferente daquela do meson livre.

 

Os estudos das propriedades nucleônicas e mesônica dentro e fora do núcleo é um dos principais objetivos do Jefferson Laboratory,onde colaboramos em vários experimentos.

 

Do ponto de vista estritamente nuclear, existem também resultados surpreendentes.

Um deles, a não saturação da fotofissilidade de núcleos pré-actinídeos mesmo a energias ~1GeV, que observamos experimentalmente, foi recentemente explicada por nós através do desenvolvimento de um novo algoritmo para os cálculos de cascata intranuclear e fissão/ evaporação nuclear, em colaboração com o grupo de reações nucleares do CBPF.

 

A riqueza de conceitos, técnicas e fenômenos da Física Nuclear abrem muitos espaços para aplicações em outras áreas. Com isso, iniciamos a aplicação de técnicas experimentais e de análise em biofísica e física-médica. Mostraremos as colaborações em curso nessas áreas, e alguns dos principais resultados que obtivemos.

 

A aplicação da Física Nuclear se entende também à Física de Reatores, onde, em colaboração com o Grupo de Reatores do IPEN, estamos aplicando os algoritmos que desenvolvemos no estudo das reações de espalação, que são importantes no desenvolvimento de uma nova tecnologia de reatores, mais limpos e seguros que os tradicionais.

 

Finalmente, estamos desenvolvendo agorítmos que permitem a construção, o aprendizado e aplicação de redes neurais na solução de problemas. Estamos aplicando esta técnica a seleção de eventos detectados no experimento Microsul, em colaboração com o grupo responsável pelo mesmo.